martes, 14 de febrero de 2012

6º Congreso Brasilero de Mastozoología

Del 25 al 29 de junio del 2012
Corumbá, Brasil

Com sua diversificação de formas e estratégias de vida, os mamíferos desempenham funções relevantes na manutenção da biodiversidade e dos processos ecológicos, como a polinização e dispersão de plantas, a regulação da biomassa vegetal por meio da herbivoria e da predação de sementes, além da regulação das populações de espécies presas. A atuação humana tem provocado desequilíbrios ambientais que desencadearam a "sexta onda de extinção em massa", capaz de reduzir a biodiversidade de forma sem precedentes desde que o homem caminha sobre o planeta. A exemplo disso, cerca de 27% das espécies de mamíferos se encontram ameaçadas de extinção e para outros 16% não há conhecimento suficiente para definir seu estado de ameaça.

O Brasil é reconhecidamente um dos maiores detentores de diversidade biológica, assumindo o segundo posto mundial no que se refere à diversidade de mamíferos, com mais de 640 espécies descritas. Na condição de signatário de diversos acordos mundiais para a conservação da biodiversidade, o país tem como dever incorporar a conservação da biodiversidade nas suas políticas públicas, criando subsídios para proteção de sua fauna. Neste 6° CBMz, cujo tema será "A mastozoologia e a crise de biodiversidade", desejamos mais do que nunca pôr em debate questões relevantes sobre o manejo e a conservação de mamíferos no Brasil e no mundo.

A escolha do cenário para o evento não podia ser mais apropriada. Enquanto as 5 edições anteriores foram todas realizadas nas regiões sul e sudeste do país, onde estão concentradas também as principais instituições de pesquisa, em 2012, a parceria entre a Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz), Embrapa Pantanal e o Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFMS, consolidou o projeto de promover o 6° Congresso Brasileiro de Mastozoologia na cidade fronteiriça de Corumbá /MS. Este salto geográfico representa um novo horizonte para as ações da SBMz e incentiva o intercâmbio científico entre pessoas e instituições para além dos centros já consolidados.

A opção por realizar o 6° CBMz em Corumbá – uma das principais portas de entrada do Pantanal brasileiro – é também uma inovação já que até então o Congresso de Mastozoologia nunca extrapolou os limites do Bioma Mata Atlântica. O Pantanal é um importante santuário para conservação de várias espécies de mamíferos, com especial destaque para aquelas de grande porte que se encontram fortemente ameaçadas em outras regiões como a onça-pintada, a ariranha, o cervo-do-pantanal e a queixada.

Realizar um evento deste porte em Corumbá, às margens do Rio Paraguai, representa portanto não só uma oportunidade de estreitar laços entre pesquisadores atuantes na região com os principais grupos de pesquisa do país, mas sobretudo de trazer a comunidade científica especialista em mamíferos a experimentar um cenário de máxima virtuosidade quando a questão é a mastozoologia.

A Comissão Organizadora do 6º CBMz deseja dar as boas vindas a todos os congressistas e espera que todos se sintam calorosamente recepcionados em Corumbá e no Pantanal.