martes, 25 de noviembre de 2008

Curso em taxonomia de abejas

http://zoo.bio.ufpr.br/hymenoptera/

A UFPR representa um centro de excelência no estudo da sistemática de abelhas na América Latina com profissionais e estudantes trabalhando em diferentes grupos taxonômicos. Tendo em vista a grande necessidade de apoio taxonômico aos trabalhos de ecologia e biologia de abelhas, o curso visa atualizar os participantes na classificação e uso de chaves de identificações. O curso irá permitir ao aluno reconhecer os principais grupos de abelhas da região Neotropical.
Os principais objetivos do curso são: familiarização com a terminologia morfológica específica; uso de chaves taxonômicas para identificação dos principais gêneros; exposição de aspectos da sistemática, biogeografia, biologia, e ecologia; discussão de aspectos metodológicos para amostragem, coleta e preparação dos diferentes grupos de abelhas.
LOCAL E PERÍODO
O curso terá lugar no Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, localizado no Centro Politécnico, Jardim das Américas, em Curitiba. (Paraná-Brasil)
O período será de 9 a 14 de fevereiro de 2009.

PROGRAMAÇÃO

INSCRIÇÕES
As pré-inscrições deverão ser feitas por formulário específico (baixe aqui) enviado por email para Daniele Parizotto (dparizotto@gmail.com) até 15 de dezembro/2008. Os candidatos selecionados terão até 15 de janeiro/2009 para efetuarem pagamento da taxa de inscrição (R$ 150,00).